Desejava algo mais que
se transformar-se?
Cá estamos!
Esse encontro tivemos a presença
da prof. Rosilene, Prof. Adriana, Prof. Sandra, Prof. Jaqueline, Prof. Irene e
Prof. Kelen, esse movimento a favor de educação infantil de qualidade tem
resistido a cada encontro.
A leitura discorreu em torno da
história politica da formação das escolas de Reggio Emilia. A inspiração de
Malaguzzi em seus dois amigos Bruno Ciari e Gianni Rodari, que em meio as
múltiplas linguagens artísticas e expressivas delineavam as primeiras ações
metodológicas nas escolas da infância.
A educação das crianças nos anos
60 nos permitiu contemplar os estudos e autores que embasaram as forças
educacionais infantis italianas, o movimento político que estavam impressos nos
educadores e a vontade de mudar e promover um educação para crianças que
valoriza o pensamento critico e a construção dos mesmos a partir das interações
com os outros e com o meio.
Em meio a trajetória de como se
constitui a ação com as crianças a prof. Jaqueline levantou algumas angustias
em relação ação docente que ela observa na escola e em conversas com as
professoras, a desmotivação, a falta de interesse, o descaso com as crianças e
com a ação pedagógica.
Prof. Adriana também ressaltou a
dificuldade que sente nos momentos formativos em sua escola e como isso tem
“amarrado” a intencionalidade da escola da infância de desenvolver um trabalho
efetivo e fecundo.
Compreende-se que o momento político,
também influencia nas relações escolares e na desmotivação do grupo, mas não
podemos deixar de registrar também que muitos profissionais.
Uma angustia levantada pela prof.
Rosilene é o momento do estágio, onde as acadêmicas chegam nas escolas e não tem
demonstrado a disponibilidade para dar banho e trocar as crianças. A indagação
repercutiu reflexões sobre o objetivo de desenvolver essas atividades na
perspectiva da escola da infância.
Porque você faz essas atividades?
Pra quem você faz essas atividades? Qual a necessidade de dar banho diariamente
em todas as crianças? Qual a iniciativa de manter o banho diariamente?
A escola da infância vê a crianças como
protagonista e esse papel é de fundamental importância para que as práticas se
deem em torno desse sujeito. Pensar uma escola que atenda na integralidade as
necessidades das crianças no aspecto do seu desenvolvimento. Fazer isso ou
aquilo pra que? Em que e como essa ação vai contribuir ou não no
desenvolvimento integral das crianças? Quais linguagens, experiencias e
vivencias estão presentes nessa ação?
São questões que necessitam delinear o discurso sobre a ação docente.
A pedagogia ativa está presente,
pois o sujeito aprende com o meio e com as relações que estabelece, onde o papel
do adulto é fundamental, pois ele promove condições de aprendizagem e de
construção de conhecimento.
A criação de uma escola agradável
é possível? Pg69
Fazer uma visitação no texto da
pedagogia da relação.
A capacidade de se relacionar com
as crianças de maneira individual e especial de enxerga-las no mundo e como
parte do mundo. Sentir prazer nessa relação, de estar com as crianças de
acompanhar o desenvolvimento das crianças, a evolução dos bebes, das crianças
quando estão se desenvolvendo. Estabelecer relação com as crianças de maneira
prazerosa de compreender as crianças e se fazer compreender entre as crianças.
A relação de respeito com o
outro, de escuta, de fala, é um ato democrático. A escuta se dá pelo
atendimento daquilo que se escuta, ação de atende-la e não somente ouvi-la. É
um jogo social da vida coletiva que é necessário para a organização da vida
coletiva.
Quando as relações não funcionam
as relações de barbárie se instalam e se busca então pela coersão.
Próxima reunião discutiremos o
capitulo 03, e podemos ler na integra observando o lapso de tempo onde se
constituiu as relações.
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